Perguntas Frequentes

Tem alguma dúvida sobre como cuidar melhor do seu veículo? Preparamos algumas perguntas frequentes e respostas que podem lhe ajudar.

Pode ser um indicativo de uma cinta radial separada, roda desbalanceada ou pneu mal montado.

Pode indicar a diferença de pressão entre os pneus, cinta radial separada ou desalinhamento das rodas.

Faça inspeções visuais periódicas da BANDA DE RODAGEM e das PAREDES LATERAIS do pneu para verificar o desgaste e algum objeto estranho que possa ter penetrado no pneu.

Os pneus dependem das boas condições da BANDA DE RODAGEM para manter a tração e para drenar a água em pisos molhados. A profundidade do sulco deve ser verificada para ver se há desgaste excessivo ou desigual. Faça a medida da profundidade com uma régua pequena. Faça a verificação das medidas em duas posições da banda de rodagem: na borda e no centro.

As leituras desiguais indicam pressão imprópria do pneu ou a necessidade de alinhamento das rodas. Quando o sulco atingir 1,6mm de profundidade é hora de substituir por pneus novos.

Verifique a pressão dos pneus uma vez por semana.

Esse tipo pode resultar em diferenças de até 5 PSI. O ideal é que você faça a medição antes de rodar com o veículo enquanto os pneus estiverem FRIOS.

A pressão recomendada vem sempre indicada pelo fabricante (pneus FRIOS), e constam do Manual do Veículo e eté mesmo em inscrições normalmente gravadas na coluna da porta do motorista. Acrescente de 2 a 4 PSI quando for trafegar com o veículo carregado.

Em condições normais, um pneu pode perder até 1 libra de pressão por mês. Mais do que isso pode indicar algum problema como furo ou vazamento de ar.

Os pneus dianteiros e traseiros dos veículos trabalham com cargas, esterçamento e frenagens diferentes ocasionando desgastes desiguais. Para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus, é essencial fazer o rodízio dos pneus do seu veículo conforme recomendação do fabricante quanto a quilometragem e disposição dos pneus no rodízio.

Rodas corretamente balanceadas ajudam a minimizar o desgaste desigual e estender a vida útil dos pneus.

Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus e após a colocação de pneus novos, normalmente a cada 10.000 km.

Cada veículo tem uma especificação apropriada para alinhamento das rodas. Se o alinhamento das rodas não estiver dentro desta especificação, os pneus desgastam desigualmente, tornando-os inseguros e causando um consumo de combustível maior. Você deve verificar o alinhamento da roda de acordo com a recomendação do fabricante. Um veículo está com as rodas desalinhadas quando ao dirigir em linha reta, o veículo “puxa” para um dos lados.